PROJETO LER + NO 1º CICLO



Resultado de imagem para ler mais no 1º ciclo

O projeto LER+ no 1º ciclo tem por objetivo proporcionar aos alunos o contacto com obras literárias, utilizando diversas estratégias para que aumentem a sua compreensão leitora.      


MARÇO/ABRIL 2018


O projeto LER+ no 1º ciclo continua a mexer nas nossas escolas. Este mês as escolas estiveram a trabalhar o livro  Sou diferente, sou fantástico de Susana Teles Margarido e preparam-se para receber a escritora no dia 16 de abril, na Biblioteca Municipal.

Deixamos aqui algumas imagens das sessões dinamizadas  na escola António Sousa Braga  a propósito da leitura do livro Sou diferente, sou fantástico.





















JANEIRO 2018


Dando continuidade ao projeto LER + no 1º ciclo, foram realizadas a 2.ª e 3.ª sessões, tendo-se trabalhado a leitura do livro Porque é que os animais não conduzem de Pedro Seromenho, que tem como tema a prevenção rodoviária. 

Em primeiro lugar, fez-se a apresentação do autor e da sua obra. Para estimular a criatividade, deu-se a oportunidade aos alunos de fazerem antecipações da história e, de seguida, procedeu-se à visualização e audição da leitura do texto (vídeo) e ao confronto entre as suas antecipações e a história ouvida. Seguiu-se a exploração das ilustrações do livro e das palavras novas (com imagens esclarecedoras em PowerPoint). Por fim, os alunos recontaram a história, a partir de cartões com as ilustrações do livro. Como trabalho a realizar com a família, levaram para casa fichas para fazerem ilustrações baseadas nas regras e sinais de trânsito, associadas às razões pelas quais os animais não podem conduzir. 

Na última sessão,  os alunos fizeram a apresentação individual das ilustrações realizadas em casa, ouviram a leitura expressiva do texto e fizeram a sua própria leitura expressiva, que foi gravada e ouvida para autoavaliação. Por fim, realizaram uma ficha de palavras cruzadas, através da qual se explorou a ortografia, a contagem das sílabas e a dicção das palavras mais difíceis. Para completar este trabalho, os alunos levaram para casa, um exercício de "sopa de letras", para ser realizado com a família. 


A conclusão que tirámos deste trabalho foi a de que as sessões se revelaram produtivas, uma vez que os alunos realizaram as atividades com entusiasmo e foram criativos. O momento da leitura com a gravação-áudio foi bastante motivador para os mais tímidos e o que mais nos marcou foi o facto de haver alunos que normalmente evitavam ler na sala de aula, mas que, nestas sessões, leram o livro em voz alta, de forma expressiva e com satisfação, o que também agradou aos professores titulares dos alunos em causa.

Veja alguns dos materiais utilizados nas sessões:

2ª e 3ª sessões do projeto LER MAIS no 1º Ciclo

Porque é que os animais não conduzem











_________________________________________________________________________
O projeto LER+ no 1º ciclo tem por objetivo proporcionar aos alunos o contacto com obras literárias, utilizando diversas estratégias para que aumentem a sua compreensão leitora.      


DEZEMBRO 2017
        
Resultado de imagem para ler mais no 1º cicloNas escolas do 1º ciclo da ilha de Santa Maria o projeto deu os primeiros passos no final do 1º período com a visita às escolas básicas onde foi dinamizada uma sessão de leitura a propósito da obra de Elsa Serra "UNGALI".

Foi com entusiasmo que os 54 alunos do 2º ano ouviram a história em video, contada pela própria autora e participaram, de forma ativa e divertida, nas atividades dinamizadas pela coordenadora da biblioteca, Generosa Almeida, a técnica superior, Margarida Rosa e a docente Ana Simões.  A notícia foi publicada aqui no blogue no dia 29 de novembro 2017. Voltamos agora a publicá-la.


No mês de novembro, iniciámos o projeto LER+ no 1º ciclo."

"Com este projeto a Rede Regional de Bibliotecas Escolares, através da sua equipa coordenativa, intervirá nas escolas EB1/JI junto dos alunos, dos docentes e das famílias, no sentido de desenvolver o gosto pela leitura e de aumentar a compreensão leitora. 
A promoção da leitura visa, essencialmente, formar leitores competentes que sejam agentes dinâmicos dos projetos, desempenhando a interação entre o texto e o leitor, um papel fundamental"(in RRBE consultado no dia 22 de novembro às 16.43). 

Ler Mais no 1º cicloNas primeiras sessões, a equipa da Biblioteca escolar, formada pela coordenadora Generosa Almeida, pela docente Ana Simões e pela técnica Margarida Rosa deslocaram-se às escolas para dinamizar, junto dos alunos do 2º ano,  sessões de leitura da história de Elsa Serra UNGALI e dinamizar atividades que permitiram verificar a comprensão leitora dos alunos.

No final, os alunos ficaram com um passaporte onde irão registar as suas opiniões sobre os textos lidos no âmbito do Projeto e um portefólio onde guardarão os trabalhos produzidos a propósito das sessões.
Em dezembro será a vez de levar a história de Pedro Soromenho Porque é que os animais não conduzem. 


Aqui ficam algumas imagens 





Veja alguns dos materiais utilizados


No final do mês de janeiro daremos conta dos trabalhos realizados na 2ª e 3ª sessões do projeto, desta vez a propósito da obra de Pedro Seromenho Porque é que os animais não conduzem. 



Enviar um comentário